XIV CONGRESSO ABRAPCORP 2020
Tema: Comunicação, Inovação e Organizações
Data: 28 de setembro a 02 de outubro
Local: Congresso Online
Clique aqui e veja as Sessões dos Grupos de Trabalho
Clique aqui e veja as Sessões do Espaço Jovem Pesquisador
Clique aqui e veja as Sessões do II Colóquio Acadêmico
DATAS IMPORTANTES
24 de junho a 07 de agosto: novo período para submissão de trabalhos;
24 de junho a 07 de agosto: novo período de inscrição no Prêmio Abrapcorp de Teses, Dissertações e Prêmio Abrapcorp Jovem Pesquisador;
07 de agosto a 31 de agosto: avaliação dos trabalhos;
03 de setembro: divulgação dos trabalhos aprovados e finalistas dos Prêmios Abrapcorp 2020;
28 de setembro: prazo máximo para pagamento das inscrições dos congressistas com submissão de trabalho (aceitos ou não) e demais congressistas (ouvintes);
22 a 25 de setembro: Pré-congresso;
28 de setembro a 02 de outubro: realização do XIV Congresso Abrapcorp 2020
PROGRAMAÇÃO
Pré-Congresso: 22 a 25 de setembro de 2020
Congresso: 28 de setembro a 02 de outubro
PRÉ-CONGRESSO
- 22 de setembro de 2020 (terça-feira):
Oficinas alunos de Graduação (atividades assíncronas, disponíveis durante todo o evento).
OF1: Profa. Ms. Cassiana Caglioni (UNESP/FAAC) – Comunicação, Inovação e Diversidade Organizacional
OF2: Prof. Ms. Daniel Ottado (Udelar Univ República) – Comunicação e mudança organizacional
OF3: Prof. Ms. Henrique Pereira (UNESP/FAAC) – Inteligência Artificial e inovação
OF4: Profa. Ms. Fernanda Terezinha de Almeida (UNESP/FAAC) – Produção de Texto institucional
OF5: Profa. Ms. Professora Melanie Retz (UNESP/FAAC) – Neurociência e Comunicação
OF6: Anderson Arcenio (Presidente da Sandwich Valey/Bauru) – Passo a passo para iniciar uma startup
OF7: Prof. Ms. Paulo Nascimento (FIB/Bauru) – Tecnologias digitais e Gerenciamento de crises nas organizações
OF8: Profa. Ms. Tainah Veras (UNESP/FAAC) – Design Think
19h/21h COMsciense – Curso de Curta Duração (Módulo 1): A Caixa de Ferramentas do Comunicador no C-Level
Ministrado pelo Prof. Dr. Cláudio Guimarães Cardoso (UFBA)
Mediador: Prof. Dr. José Zilmar – UFRN-DECOM
Carga horária total: 2 horas
*Essa atividade faz parte do XIV Congresso Abrapcorp. Somente inscritos no evento receberão certificado.
Conteúdo:
. Os desafios do Comunicador no C-Level
. Ativos Intangíveis na Governança Corporativa
. Deficiências e oportunidades na formação do comunicador
. Inovações no campo da comunicação organizacional: CommTechs e RevOp
- 23 de setembro de 2020 (quarta-feira):
16h/18h30 Colóquio acadêmico de formação do professor universitário – Conferência “Dimensões da ação do professor na contemporaneidade”
Palestrante: Prof. Dr. Nilson José Machado (USP)
Reflexão: Profa. Dra. Joana Guilares de Aguiar (UFF) – “Por que é tão difícil inovar nas práticas de ensino? Um modelo de formação universitária centrado na saúde pedagógica”
Organização e Coordenação: Profa. Dra. Maria Aparecida Ferrari (ECA/USP)
- 24 de setembro de 2020 (quinta-feira):
14h/18h Colóquio acadêmico de formação do professor universitário – Apresentação de relatos de experiências docentes – Sessão I
Organização e Coordenação: Profa. Dra. Maria Aparecida Ferrari (ECA/USP)
19h/21h COMsciense – Curso de Curta Duração (Módulo 2): A Caixa de Ferramentas do Comunicador no C-Level
Ministrado pelo Prof. Dr. Cláudio Guimarães Cardoso (UFBA)
Mediador: Prof. Dr. José Zilmar – UFRN-DECOM
Carga horária: 2 horas
*Essa atividade faz parte do XIV Congresso Abrapcorp. Somente inscritos no evento receberão certificado.
Conteúdo:
. Ferramentas para o comunicador
. Checklist da governança para comunicadores
. Tétrades, altaMetrics, matriz de Risco, SWOT e Canvas da comunicação
- 25 de setembro de 2020 (sexta-feira):
14h/18h Colóquio acadêmico de formação do professor universitário – Apresentação de relatos de experiências docentes – Sessão II
Organização e Coordenação: Profa. Dra. Maria Aparecida Ferrari (ECA/USP)
XIV CONGRESSO ABRAPCORP
- 28 de setembro de 2020 (segunda-feira):
(Horário a definir) Café Abrapcorp 2020 – Lançamento de publicações
Coordenação: Profa. Dr. Adriano Sampaio (UFBA)
14h/17h Apresentações do Prêmio Abrapcorp de Teses, Dissertações e Prêmio Jovem Pesquisador
Coordenação: Prof. Dr. Adriano Sampaio (UFBA) / Profa. Dra. Maria José da Costa Oliveira/ Profa. Dra. Vânia Penafieri (PUC-SP / Cásper Líbero)
18h/18h30 Abertura Oficial: XIV CONGRESSO ABRAPCORP
Profa. Dra. Fabia Pereira Lima (UFMG), Profa. Dra. Margarida Krohling Kunsch (ECA/USP), Profa. Dra. Raquel Cabral (Coordenadora do Curso de Relações Públicas – FAAC/UNESP) e Prof. Dr. Marcelo Carbone Carneiro (Diretor FAAC – UNESP).
18h30/19h Prêmio Abrapcorp de Teses, Dissertações e Prêmio Jovem Pesquisador
Coordenação: Prof. Dr. Adriano Sampaio (UFBA) / Profa. Dra. Maria José da Costa Oliveira/ Profa. Dra. Vânia Penafieri (PUC-SP / Cásper Líbero)
19h/21h Conferência Magna
Comunicação estratégica: desafios da comunicação organizacional para inovação.
Palestrante: Profa. Dra. Sandra Massoni
Coordenação: Profa. Dra. Fábia Pereira Lima (UFMG)
Mediadores: Prof. Dr. Luiz Alberto de Farias (USP) e Profa. Dra. Cleusa Maria Andrade Scroferneker (PUC-RS)
- 29 de setembro de 2020 (terça-feira):
14h/18h Grupos de Trabalhos (GTs)
Coordenação Geral: Prof. Dr. Daniel Reis Silva (UFMG)
● GT 1. Comunicação, ética e alteridades em processos relacionais de subjetivação e conflitos no ambiente organizacional
Coordenação: Profa. Dra. Ivone de Lourdes Oliveira (PUC-MG)
Vice-coordenação: Profa. Dra. Ângela Cristina Salgueiro Marques (UFMG)
● GT 2. Comunicação, consumo e organizações
Coordenação: Prof. Dr. Ricardo Ferreira Freitas (UERJ)
Vice-coordenação: Profa. Dra. Mônica Fort (UTP)
● GT 3. Discursos, identidades e relações de poder
Coordenação: Prof. Dr. Rudimar Baldissera (UFRGS)
Vice-coordenação: Prof. Dr. Rennan Mafra (UFV)
● GT 4. Relações Públicas, política e sociedade
Coordenação: Prof. Dr. Márcio Simeone Henriques (UFMG)
Vice-coordenação: Prof. Dr. Daniel Reis Silva (UFSM)
● GT 5. Comunicação intercultural e interseccionalidade
Coordenação: Profa. Dra. Maria Aparecida Ferrari (USP)
Vice-coordenação: Profa. Dra. Raquel Cabral (Unesp)
● GT 6. Comunicação digital, inovação e tecnologias
Coordenação: Profa. Dra. Carolina Terra (USP)
Vice-coordenação: Profa. Dra. Gisela Maria Santos Ferreira de Sousa (UFMA)
● GT 7. Teorias, metodologias e práticas de ensino das Relações Públicas e da Comunicação Organizacional
Coordenação: Prof. Dr. Esnél José Fagundes (UFMA)
Vice-coordenação: Profa. Dra. Claudia Peixoto de Moura (PUCRS)
14h/18h Espaço Jovem Pesquisador
Coordenação: Profa. Dra. Vânia Penafieri (PUC-SP / Cásper Líbero)
19h/21h Mesa Sessão 1: Comunicação, Inovação e Empreendedorismo: tensões e alinhamentos
A mesa Comunicação, Inovação e Empreendedorismo tem como objetivo debater de forma qualificada e crítica as temáticas em pauta entendendo-as como fenômenos presentes nas organizações. A principal proposta é discutir e tensionar como os discursos sobre inovação e empreendedorismo são construídos nas organizações enfocando de forma crítica os diferentes vieses ideológicos e instrumentais que esses fenômenos se apropriam para ordenarem as realidades organizacionais.
Prof. Dr. Vander Casaqui (Metodista)
Profa. Dra. Regina Rossetti (USCS)
Prof. Dr. Lucas Araujo (UEL)
Mediadora: Profa. Dra. Maria Eugênia Porém (UNESP)
- 30 de setembro de 2020 (quarta-feira):
14h/18h Grupos de Trabalhos (GTs)
Coordenação Geral: Prof. Dr. Daniel Reis Silva (UFMG)
● GT 1. Comunicação, ética e alteridades em processos relacionais de subjetivação e conflitos no ambiente organizacional
Coordenação: Profa. Dra. Ivone de Lourdes Oliveira (PUC-MG)
Vice-coordenação: Profa. Dra. Ângela Cristina Salgueiro Marques (UFMG)
● GT 2. Comunicação, consumo e organizações
Coordenação: Prof. Dr. Ricardo Ferreira Freitas (UERJ)
Vice-coordenação: Profa. Dra. Mônica Fort (UTP)
● GT 3. Discursos, identidades e relações de poder
Coordenação: Prof. Dr. Rudimar Baldissera (UFRGS)
Vice-coordenação: Prof. Dr. Rennan Mafra (UFV)
● GT 4. Relações Públicas, política e sociedade
Coordenação: Prof. Dr. Márcio Simeone Henriques (UFMG)
Vice-coordenação: Prof. Dr. Daniel Reis Silva (UFSM)
● GT 5. Comunicação intercultural e interseccionalidade
Coordenação: Profa. Dra. Maria Aparecida Ferrari (USP)
Vice-coordenação: Profa. Dra. Raquel Cabral (Unesp)
● GT 6. Comunicação digital, inovação e tecnologias
Coordenação: Profa. Dra. Carolina Terra (USP)
Vice-coordenação: Profa. Dra. Gisela Maria Santos Ferreira de Sousa (UFMA)
● GT 7. Teorias, metodologias e práticas de ensino das Relações Públicas e da Comunicação Organizacional
Coordenação: Prof. Dr. Esnél José Fagundes (UFMA)
Vice-coordenação: Profa. Dra. Claudia Peixoto de Moura (PUCRS)
14h/18h Espaço Jovem Pesquisador
Coordenação: Profa. Dra. Vânia Penafieri (PUC-SP / Cásper Líbero)
19h/21h Mesa Sessão 2: A Agenda 2030 como fator de inovação nas organizações
Um dos esforços globais que busca guiar as ações das organizações no complexo mundo contemporâneo é o Pacto Global das Nações Unidas (Global Compact, ONU), criado no ano 2000 com o objetivo de engajar e comprometer empresas privadas, públicas e do terceiro setor em ações para a transformação social. Neste contexto, em 2015, 193 países-membros das Nações Unidas aprovaram a Agenda 2030 que tem como eixo central 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um plano de ação a ser executado pelas organizações signatárias de 2015 a 2030. A Agenda 2030 coloca em evidência o papel estratégico que as organizações assumem diante desse movimento global para implementar os 17 ODS. A proposta desta mesa é debater os limites e perspectivas da Agenda 2030 nas organizações, buscando entender se é possível que a mesma possa ser pensada como um fator de inovação ao ser implantada e implementada pelas organizações.
Prof. Dr. Juarez Tadeu de Paula Xavier (UNESP)
Prof. Dr. Thiago Gerhre Galvão (UNB)
Mediadora: Profa. Dra. Maria José da Costa Oliveira (METROCAMP)
- 01 de outubro de 2020 (quinta-feira):
14h/18h Grupos de Trabalhos (GTs)
Coordenação Geral: Prof. Dr. Daniel Reis Silva (UFMG)
● GT 1. Comunicação, ética e alteridades em processos relacionais de subjetivação e conflitos no ambiente organizacional
Coordenação: Profa. Dra. Ivone de Lourdes Oliveira (PUC-MG)
Vice-coordenação: Profa. Dra. Ângela Cristina Salgueiro Marques (UFMG)
● GT 2. Comunicação, consumo e organizações
Coordenação: Prof. Dr. Ricardo Ferreira Freitas (UERJ)
Vice-coordenação: Profa. Dra. Mônica Fort (UTP)
● GT 3. Discursos, identidades e relações de poder
Coordenação: Prof. Dr. Rudimar Baldissera (UFRGS)
Vice-coordenação: Prof. Dr. Rennan Mafra (UFV)
● GT 4. Relações Públicas, política e sociedade
Coordenação: Prof. Dr. Márcio Simeone Henriques (UFMG)
Vice-coordenação: Prof. Dr. Daniel Reis Silva (UFSM)
● GT 5. Comunicação intercultural e interseccionalidade
Coordenação: Profa. Dra. Maria Aparecida Ferrari (USP)
Vice-coordenação: Profa. Dra. Raquel Cabral (Unesp)
● GT 6. Comunicação digital, inovação e tecnologias
Coordenação: Profa. Dra. Carolina Terra (USP)
Vice-coordenação: Profa. Dra. Gisela Maria Santos Ferreira de Sousa (UFMA)
● GT 7. Teorias, metodologias e práticas de ensino das Relações Públicas e da Comunicação Organizacional
Coordenação: Prof. Dr. Esnél José Fagundes (UFMA)
Vice-coordenação: Profa. Dra. Claudia Peixoto de Moura (PUCRS)
14h/18h Espaço Jovem Pesquisador
Coordenação: Profa. Dra. Vânia Penafieri (PUC-SP / Cásper Líbero)
- 02 de outubro de 2020 (sexta-feira):
18h/21h ERERP – Encontro Regional de Estudantes de Relações Públicas
Tema: “Conectando Gerações”
18/19h Convidadas: Profa. Dra. Margarida Krohling Kunsch (ECA/USP) / Profa. Dra. Carolina Terra (ECA/USP)
20h/21h Roda de conversa com Guilherme Alf (Líder na Alf Negócios Criativos, Insperiência, Todo Mundo Precisa de um RP e Desafio Pelo Bem), Luisa Camargos (RP na empresa AIC e Idealizadora do projeto Bagaceira), Amanda Takassiki (Co- fundadora da Todo Mundo Precisa de um RP e Líder de criatividade na Alf Negócios Criativos), Fernanda de Almeida (Consultora de Comunicação e Marketing Adenda, delegada do Conrerp 2ªR e criadora do Reputação Empresarial)
Conferencistas convidados (programa provisório, sujeito a alterações):
Pesquisador Internacional: Sandra Massoni
É uma das mais importantes teóricas e pesquisadoras argentinas sobre Comunicação estratégica centrada em novos paradigmas na América Latina. É catedrática e professora de pós-graduação, sendo atualmente coordenadora do Mestrado em Comunicação Estratégica e da especialização em Comunicação Ambiental da Universidade Nacional de Rosario. Suas teorias em torno da comunicação trouxeram novas visões de como compreendê-la e aplicá-la no contexto sociocultural latino-americano a partir de uma perspectiva integradora baseada em sistemas abertos e abordagens sistêmicas.
Massoni descreve sua vida profissional como um pêndulo que vai e vem entre o profissional e o acadêmico, uma experiência que tem sido agradável e maravilhosa para ela. Desde a Coordenação do Mestrado em comunicação estratégica na Universidade Nacional do Rosário, na Argentina, até suas atividades de pesquisa e fundação da Escola de Comunicação Estratégica de Rosário, Sandra contribuiu com importantes conhecimentos e aspectos sobre a comunicação, que se materializaram em 16 livros e muitas conferências, artigos e entrevistas.
Prof. Dr. Cláudio Guimarães Cardoso
Professor Associado da Faculdade de Comunicação. Pós-doutoramento na ECA USP na condição de bolsista FAPESP (2012). Cursou Engenharia Elétrica (1979-1981), possui graduação em Psicologia (1988), mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea (1993) e doutorado em Comunicação (1999), todos pela Universidade Federal da Bahia. Primeiro diretor do capítulo Bahia da ABERJE, fundou o Fórum de Inovação da Bahia (FGV EAESP UFBA). Ex-Diretor Executivo da Amcham Salvador. Ex-Diretor de comunicação do Tribunal Regional do Trabalho 5a Região. Integrou o Fraunhofer Project Center UFBA como pesquisador convidado. Membro da Intercom, da Abrapcorp, da International Association Communication (ICA) e da International Association of Business Communicators (IABC), é também integrante de vários comitês editoriais de revistas científicas. Concentra seus estudos na área da comunicação organizacional, em especial nos seguintes temas: comunicação estratégica, gestão da informação, tecnologias de informação e da comunicação, gestão de risco de imagem, monitoramento da qualidade da marca e gestão de comunicação corporativa. Designer de conceitos e processos do centro de inovação do Bradesco inovaBra Habitat. Previamente à carreira acadêmica, ocupou por mais de 20 anos, cargos de direção na área de tecnologia de informação e comunicação. Venceu o prêmio Bahia Inovação em 2004, foi eleito Personalidade do ano em comunicação organizacional pela ABERJE em 2006, e condecorado como Bridge Builder pelo Departamento de Estado dos EUA em 2009.
Prof. Dr. Vander Casaqui (Metodista)
Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (1994), Mestrado (2000) e Doutorado (2005) em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio de Pós-doutoramento na FCSH-UNL – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (2013), financiado com bolsa CAPES. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), desde 2018. Coordenador do PósCom UMESP desde 8/2019. Foi docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM por 11 anos (2007 a 2018), período em que o Programa atingiu a nota 5 na avaliação quadrienal CAPES (2017); foi editor da Revista Comunicação, Mídia e Consumo entre os números 32 e 43 (2014 a 2018), juntamente com Denise Cogo – quando a revista foi classificada como Qualis A2 e indexada no Scopus. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq CORTE – Comunicação e Retóricas do Trabalho, do Consumo e do Empreendedorismo (UMESP, desde 2019). Foi Líder do Grupo de Pesquisa CNPq INSPIRATIO – Comunicação, Cultura Empreendedora e Consumo (ESPM, 2015 a 2018). Pesquisador associado ao Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT – ECA-USP) e ao GP 1 Dia, 7 Dias – Grupo de Pesquisa em Mídias (PUC-SP). 1o. Coordenador do Encontro de Grupos de Trabalho do COMUNICON-ESPM (2011-2013). Vice-Coordenador do GT Comunicação e Sociabilidade do Encontro da Compós (2015-2017). Vice-coordenador do GT Discurso y Comunicación do ALAIC (2011 a 2016). Tem experiência de pesquisa, orientação e docência na área de Comunicação e Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Comunicação e Consumo; Cultura Empreendedora; Cultura da Inspiração; Empreendedorismo; Empreendedorismo Social; Comunicação e Trabalho; Publicidade e Propaganda; Estratégias de Publicização; Análise do Discurso; Ethos Publicitário; Estudos de Linguagem; Dialogismo.
Profa. Dra. Regina Rossetti (USCS)
Possui Doutorado e Pós-doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo, Mestrado e Graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS. Tem experiência na área de Comunicação com ênfase em Epistemologia, Filosofia e Teorias da Comunicação. Atua na investigação interdisciplinar entre comunicação e filosofia contemporânea, pesquisando os seguintes temas: comunicação e inovação, esfera pública, comunicação de interesse público.
Prof. Dr. Juarez Tadeu de Paula Xavier (UNESP)
Possui graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990), mestrado (2000) e doutorado (2004) pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo – PROLAM/USP, com ênfase em Comunicação e Cultura. Professor da Universidade Estadual Paulista na Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação/Departamento de Comunicação Social (UNESP/FAAC/DCSO) e coordenador executivo do Núcleo Negro UNESP para a Pesquisa e Extensão, dentre outras atividades. Presidente da Comissão de Averiguação das Autodeclarações de Pretos e Pardos para o sistema de reversa de vagas no concurso vestibular da Unesp.
Prof. Dr. Thiago Gehre Galvao
Doutor em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (2011). É professor vinculado ao Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB). Como docente e pesquisador atua principalmente nos estudos sobre Relações Internacionais do Brasil, História e Teorias das Relações Internacionais, Estudos sobre América do Sul, Fronteiras, Parcerias Estratégicas, Estudos Críticos de Segurança Internacional. É especialista nas relações Brasil-Venezuela. Trabalhou na Presidência da República entre 2012 e 2015, na Cooperação Internacional Federativa e na Comissão Nacional de População e Desenvolvimento (CNPD). Atualmente desenvolve pesquisa sobre BRICS, Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Coordena o Programa Especial de Extensão UnB 2030: Sustentabilidade e Desenvolvimento Inclusivo.
Prof. Dr. Lucas Araujo (UEL)
Doutor em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo. Realizou pesquisa inédita sobre inovação a partir do Modelo Triplo Hélice em startups, empresas de mídia, fundos de investimento e organizações de fomento à inovação como o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec) e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). Publicou o livro “Inovação em comunicação no Brasil”, pioneiro na área. Possui graduação em Jornalismo e mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Experiência de 19 anos como editor, repórter e Gerente de Jornalismo na Rede Globo, Rede Record, Grupo RBS e SBT. Na área pública, foi assessor de comunicação do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e da Secretaria de Agricultura do Paraná (SEAB). Trabalha como docente e coordenador de cursos de graduação e pós-graduação na área de comunicação há 18 anos, com passagens pela Universidade Norte do Paraná (Unopar) e Faculdade Pitágoras. Atualmente é professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), do Centro Universitário FAG e da UniBrasil. Também atua como mentor de startups no Founder Institute e colunista da Rádio UEL FM na área de inovação