Prêmio Abrapcorp de Dissertações

O Prêmio Abrapcorp de Dissertações visa fomentar e dar visibilidade à produção científica de qualidade na área de Comunicação Organizacional e Relações Públicas no âmbito dos Programas de Pós-graduação em Comunicação do Brasil, estimulando o desenvolvimento de redes de pesquisa e potencializando a circulação do conhecimento na área.

Além do certificado para o autor e orientador das teses, os premiados de cada ano ganham ainda a oportunidade da publicação de um artigo derivado do seu trabalho em livro ou periódico especializado.

 

Submissão para edição 2023 

Regras edição 2023

 

Vencedores do Prêmio Abrapcorp de Dissertações

9ª Edição – 2022 

Autoria: Paula Andressa de Oliveira

Título: De Abatiá a Xambrê: uma análise sobre a atuação dos legislativos municipais paranaenses no Facebook

Orientadora: Michele Goulart Massuchin

Instituição: Universidade Federal do Paraná (UFPR)

8ª Edição – 2021 

Autoria: Guilherme Pedrosa Quintela

Título: Comunicação Organizacional, esporte e narrativa transmídia: uma análise da estratégia de interação organizacional da Fórmula 1

Orientadora: Ivone de Lourdes Oliveira

Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

7ª Edição – 2020

Autoria: Nicole Sberse Morás

Título: Comunicação organizacional de museus de Porto Alegre/RS, Brasil

Orientador: Rudimar Baldissera

Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

6ª Edição – 2019

Autoria: Amanda Braga Silveira

Título: Comunicação pública e campanhas de aleitamento materno: representações da mulher-mãe materializadas na/pela cartilha para a mulher trabalhadora que amamenta do Ministério da Saúde

Orientador: Rudimar Baldissera

Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

5ª Edição – 2018

Autoria: Flávia Barroso de Mello

Título: Em busca de sentidos para a “Marca Rio”: as narrativas do site portomaravilha.com.br

Orientador: Ricardo Ferreira Freitas

Instituição: Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

4ª Edição – 2017

Autoria: Douglas Aparecido Ferreira

Título: O jornal que subiu as escadas: um estudo sobre as estratégias de comunicação e as representações de papéis que marcam o jornal interno Piãoneiro/Roda Livre de Lagoa da Prata-MG

Orientadora: Ivone de Lourdes Oliveira

Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

3ª Edição – 2016

Autoria: Joanicy Maria Brito Gonçalves de Sousa

Título: REDES SOCIAIS TEMÁTICAS NA INTERNET: instrumentos facilitadores da interação entre cientistas, técnicos agrícolas e produtores rurais

Orientador: Eduardo Antônio de Jesus

Instituição Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

2ª Edição – 2015

Autoria: Laura Nayara Pimenta

Título: Comunicação pública, desenhos institucionais e gestão compartilhada: a interlocução entre poder público e cidadãos na proposta da Prefeitura de Belo Horizonte

Orientador: Márcio Simeone Henriques

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

1ª Edição – 2014

Autoria: Daniel Reis Silva

Título: O astroturfing como um processo comunicativo: a manifestação de um público simulado, a mobilização de públicos e as lógicas de influência na opinião pública

Orientador: Márcio Simeone Henriques

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)